segunda-feira, 18 de outubro de 2010

APRENDENDO COM A DOR

A dor está ai, ela existe nas mudanças, mesmo nas boas, naquelas necessárias, como a mudança de um País para outro, com emprego garantido, com promessas de melhores dias, ainda assim, a dor da saudade, a dor da ausência vai nos acompanhar.
Existe a dor dos traumas sofridos e mal resolvidos, das notícias inesperadas, e o pior, a dor da ingratidão, daquela resposta que nunca esperamos, não daquela pessoa, não daquela maneira.
Mas, ao contrário de ser maldita, a dor é um dos melhores instrumentos da própria vida, para corrigir-nos em nossos caminhos errados, assim como o pequeno choque da tomada,
nos ensina ainda crianças, a tomar cuidado com voltagens maiores e evitar morrer eletrocutado.
A dor é aquele último recurso que a vida tem para mostrar que estamos ainda imaturos, que acreditamos demais naquilo que queremos acreditar, sem prestar atenção aos detalhes, sem querer ver o que deve ser visto.
Pior do que não ver, é ver e não querer acreditar. É saber que precisamos mudar, que precisamos acabar com um vício, com uma mania que só tem nos prejudicado e ainda assim, continuamos fazendo, desafiando a nós mesmos.
A dor, pode ser uma bênção, quando despertamos para a necessidade da mudança e com amor, não com raiva e rancor, mudamos e nos melhoramos para enfrentar novas situações.
É como dar um passo adiante na própria evolução natural que temos que seguir.
Já os que param e congelam a dor, fazendo-se de vítimas eternas dos próprios erros, além de não aprenderem, ficam sujeitos a passarem novamente, pelas mesmas dores, as vezes com sentimento dobrado, como aqueles alunos que repetem de ano, por pura preguiça, por falta de esforço.
Vencer a dor, é vencer a si mesmo, é reconhecer os próprios erros, é dar-se uma nova chance de viver, de recomeçar e ser feliz.
Seja feliz sempre...

Nenhum comentário: